terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Indicação de Filme: O CÓDIGO DA VINCI

Ontem, assisti o Código Da vinci na Globo. Foi a 2ª vez. Além do mais tinha lido o livro polêmico de Dan Brown que deixou a Igreja Católica com a pulga atrás da orelha na época em que foi lançado.
"Ah isso daí não é verdade, é uma pinóia contra a igreja" , era um dos comentários que se ouvia de alguns padres. Diziam também que nunca sequer pegaram o livro pra ler , ou o filme pra assistir. Será? Então porque criticavam?

Lógico que não é tudo que é verdade no filme, o próprio autor do livro ao qual se basearam diz claramente que a estória que criou é uma ficção. A idéia de Santo Graal veio da lenda do Rei Artur, não tem base histórica, não tém jeito de dizermos categoricamente o que é o Santo Graal e aonde ele está!! Ninguém sabe o que é direito, se é um cálice, se é os ossos da Maria Madalena ou então o Sangue de Cristo. O Código Da Vince passa a idéia de que o Santo Graal é o SANGUE REAL , ou seja, as pessoas que descenderam da ligação de Jesus com a Maria Madalena que não era uma prostituta, seja visto este detalhe.



Alguns que assistiram criticam dizendo que o filme não é fiel ao livro. Claro nunca é mesmo, nem Senhor do Anéis, nem Dom Casmurro, nem outro qualquer. Mas bem que se tenta, um livro é muito grande. 2 horas com suspenses, pausas para entendimento das cenas não são necessárias para abordar todas as idéias de um livro de 200 páginas...
A história do filme/livro se baseia em uma das coisas que o ser humano mais tem curiosidade: "o mistério que precisa ser revelado". No caso os protagonistas são muito expertos, Robert Langdon é especialista em símbolos, enquanto que Sofia era mestre da criptografia.Não vou dizer o final do filme porque não seria legal, perderia um pouco da mágica da estória!Vale a pena assistir um filme que se baseou num livro que deu o que falar. Conheci gente que bambeou na fé cristã que professava. Mas Dan Brown não tinha essa intenção.

Download do filme:

http://japanimekyorazo.blogspot.com/2009/01/ebook-o-segredo.html


http://downloadeirosbr.blogspot.com/2009/01/robert-langdon-um-famoso-simbologista.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho interessante que pessoas que se diziam tão fiéis, entrerem em conflito devido ao livro, começarem a duvidar de certas coisas...

Sem dúvida o livro é muito bom, como forma de entretenimento, não adianta dizer que o livro não presta pois não é fiel a realidade, quem diz isso não deveria nem mais ler...

:D

Parabéns Pelo Post!

ligiaferraz disse...

eu não li o livro e nem assiti o filme. tenho o dvd aqui em casa já tem uns 2 anos, mas as duas vezes que tentei assitir acabei dormindo (por cansaço e não por desinteresse!) e acabei deixando passar, a vontade de ver passou.
mas sou sempre a favor de acontecimentos como esse. quando um livro, ou qualquer outra coisa, mas especialmente um livro, mexe com alguém e faz rever as questões que sempre acreditou. não só em termos de religião, mas de postura de vida..
beijao!

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram