quinta-feira, 18 de junho de 2009

As Obras de arte mais enigmáticas de Leonardo da Vinci

Os quadros de Da Vinci são envoltos de mistérios que até hoje é difícil decifrar. Já se passou mais de 500 anos mas as obras continuam a instigar quem passa e vê as telas.

Clique nas figuras e saberá mais de sua história pelo wikipedia:

O primeiro lugar do mistério "davinciano" não há dúvidas que é ela. Ninguém consegue saber, com certeza, o que a famosa Monalisa está pensando. Dizem que ela sorri. Bem, eu não consigo ver ela sorrindo, mas tem muita gente que garante que ela levanta os cantos dos lábios. Qual seria o segredo da Monalisa?

Nova teoria

((LEIA MAIS))

Em 2ºlugar: O homem vitruviano.Não são todos que veem esse rascunho além de um simples desenho de um homem pelado circundado por um círculo, cujo ponto central é o umbigo. Mas venhamos, o homem vitruviano mostra o homem como medida de todas as coisas, uma coisa realmente renascentista e que representou essa época. Os cálculos elaborados nessa figura são enigmáticas também.


Para o 3° lugar escolhi a Última Ceia, um quadro que deu o que falar num filme recente. " O código Davinci" tentou explicar de uma forma pitoresca. Seria o personagem sentado do lado de Jesus, a Maria Madalena? Apesar dessa suposição parecer absurda, os personagens guardam sim expressões interessantes com excessão do próprio Jesus( que está muito tranquilo por sinal). Os outros personagens parecem estar eufóricos, conversando...



A Madona Litta é realmente enigmática, porque? he não é a Madona Pop, é a Madona do quadro rsss. Leonardo pintou várias Madonas. Esse termo se usa para a mãe de Deus.
Veja o olhar piedoso da mãe e a atitude adulta do filho de pegar o peito da mãe pra poder se alimentar. E ele ainda olha para o transeunte que vê o quadro. Não é um quadro realmente enigmático?

Conhece alguma obra de DaVinci que te levantou dúvidas! Comente aqui pra agente!

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Brazil License.


3 comentários:

Leandro Correa disse...

depois que li o código da vinci,
até acreditei nessas coisas da santa ceia...

realmente, é enigmático :D

Thiago Almeida disse...

Da vinci foi um genio!
Tá na lista dos meus alter-egos! rsrsrs

- - -

Um dos MELHORES posts que vi por aqui. Na verdade, um dos melhores que vi ultimamente por todos os blogs que passo.

Meus parabéns!!!

Caricaturas Urbanoides disse...

Olha, quando vi pessoalmente o quadro da monalisa fiquei chocada..
Sem brincadeira, fiquei ali em pé por 1 hora e nem vi o tempo passar..sem exageros.. fiquei tentando entender um pouco daquilo.. é impressionante..chega a ser meio sobrenatural..
A exposição dele esteve aqui no rio e sobre o homem vitruviano foi passado um filme que explicava tudo, inclusive alguns pesquisadores ficavam com os visitantes para fazerem demonstrações..
Impressionante como tudo bate.. mas o que é intrigante nisso tudo, foi o cara ter essa sacação naquela época..
Fora que ele não foi apenas um pintor, foi um cientista de primeira.. grande parte da exposição foi composta por peças que ele construiu e que foram o primeiro passo para outras tantas que hoje conhecemos..
Com relação a santa ceia, sempre achei muito esquisita, afinal se observarmos, parece que todos estão fofocando..

Adorei teu post.
Muito criativo!
bjs

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram