quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O falso serviço de 0800 que as empresas oferecem - foi com uma empresa importante

Todo mundo sabe como funciona os serviços de Atendimento ao Cliente nesse país, principalmente os de Telemarketing. A empresa que me refiro não é desse ramo, outra prova de que não são só as Empresas de Telefonia que tém dificultado a comunicação com o cliente. Não direi qual é a empresa. Vocês, leitores e também consumidores, são testemunhas diárias desde que precisem usar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) das empresas.

LEIA MAIS


Já precisei ser atendido por esse serviço várias vezes. A atitude de ligar para adquirir a informação e/ou resposta não satisfazem necessariamente os clientes. Veja porquê.

Esse SAC deveria servir para o cliente se comunicar com a empresa, por exemplo tirar dúvidas, não só reclamar! Os telefones para essa comunicação estão escritos geralmente na embalagem do produto, na carta que recebemos da empresa, no contrato que assinamos, ou até mesmo no site comercial. Mas o que me pareceu, é que não é uma tarefa fácil ser atendido, respondido, pela empresa. Primeiro que ultimamente tenho visto que precisa ainda pagar pela informação ou para reclamar. Um simples entrave para dificultar mesmo essa tato do cliente com a empresa.

O decreto 6523, que pesquisei, não sou nenhum advogado mas tenho as fontes seguras, foi lançado nesse ano no dia 30 de janeiro e fala o seguinte:



CAPÍTULO II , artigo 3º:

As ligações para o SAC serão gratuitas e o atendimento das solicitações e demandas previsto neste Decreto não deverá resultar em qualquer ônus para o consumidor. // atualmente mesmo de celular.




Hoje percebi, que esse decreto não funciona. Além do mais, as empresas em geral já sabem como proceder e muitas vezes contrariar o consumidor. Geralmente divulgam dois números: um deles tém 0800 no prefixo e outro é um número comum para regiões metropolitanas e São Paulo (pelo menos na minha região é assim). Muitas vezes se o 0800 falhar tem que se fazer um interurbano. No meu caso Ligar 11 ou 19. Essas ligações não deveriam ser para pessoas da região?

Pois veja!Precisei ligar para o SAC de uma empresa por motivo pessoal. A carta que recebi continha algumas informações a cerca como conseguir atendimento. Num texto havia o contato de dois números 0800 e um telefone para São Paulo, fora da região (19) o qual eu localizo. Infelizmente o primeiro 0800 que liguei não atendia, falando que precisava eu ligar para o outro número - numa área de ddd(11) diferente da minha (19). Em baixo das entrelinhas tinha um outro 0800. Mas eu liguei e o garoto do telemarketing pediu para que eu conseguisse as informações que eu quisesse pelo número interurbano mesmo. Poxa!!

Realmente é um decreto que não funciona nesse país.

Falei com a moça diretamente na empresa: - Não tem um número 0800 que eu possa ligar? - Ela simplesmente me passou outro de São Paulo.

Mas é incrível, os números 0800 estão lá na folha da carta. Estão no site também, mas não funcionam, e nem a fiscalização de SAC nesse Brasil. E não é a única empresa pois avergiguei outros casos desse tipo esse ano.

Nenhum comentário:

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram