sábado, 19 de setembro de 2009

Algumas curiosidades sobre os microorganismos. É bom saber!

Algumas curiosidades sobre as bactérias, vírus, fungos, protozoários:


1) Quem domina o mundo parece ser mesmo as bactérias e vírus. Pela culpa do ser humano eles estão se tornando cada vez mais fortes, e quem poderá nos defender?

2) Se houvesse 30 volumes listando tudo que vive no planeta Terra, 27 seriam exclusivamente para descrever seres mínúsculos como os Vírus e bactérias.

3) Se houvesse jeito de colocar todos os seres na balança (incluindo bichos, plantas, etc), 80% do peso total seria dos micróbios.

4) Existem mais bactérias passeando pelo seu corpo do que gente vivendo.

5) Para as bactérias, o corpo é um verdadeiro paraíso, um lugar onde água e comida "jorram" o tempo inteiro. Cada poro é como se fosse um restaurante farto daqueles self-service onde tudo sai de graça"

6) Tem outro lado, aliás as bactérias (algumas) são vitais para nosso organismo.

Podem viver em harmonia com nosso corpo. Mas quando você menos espera, ela pode aproveitar.


7) O HIV só não é transmissíveis por mosquitos, como a dengue, porque não sobrevive dentro do inseto. Mas basta uma mutação simples para que isso aconteça. Aí a coisa pode sair do controle.


8) A gripe aviária de 2003 matou uma porcentagem maior de seus infectantes: incríveis 61%, contra 1%(no máximo) da gripe súina de 2009.

Resumo de matéria da Superinteressante/2009

Um comentário:

Leandro Zayd disse...

Temos muito mais bactérias que células e sem elas, não seríamos sequer ser capazer de digerir os nutrientes que passam no intestino. E hoje há vírus que são usados em tratamentos medicinais, inserindo genes em locais específicos do organismo para melhorar a função do órgão. Fico imaginando se descobrirem a cura definitiva para a AIDS não vão querer fazer mutações nos mosquitos pra vender mais medicamentos... O.O

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram