sábado, 26 de dezembro de 2009

Soluções para resolver o Grande Problema do Efeito Estufa

O ser-humano tem um sério problema para resolver nas próximas décadas, antes que o planeta aumente em 4 graus celsius até o fim do século. Talvez a melhor alternativa mesmo, seje, se não conseguirmos diminuir a emissão de gases do Efeito Estufa, vivermos isolado em uma atmosfera separada.

Caso ainda não consigamos viver de tal modo, algumas atitudes podem ajudar a amenizar, mas não resolver os efeitos do efeito estufa... Pode até ser que o conjunto dessas táticas ajude:

Pintar todas as casas e prédios de branco até o teto.



casa clara

Com o desgelo das calotas polares, a superfície clara que refletia os raios solares no ártico e do antártico minguou e agora grande parte da energia até então refletida começa a ser absorvida pelo planeta. Solução: Pintar casas e prédios de branco até mesmo no teto. Isso compensaria de certa forma os raios que o ártico e o antártico não estão mais refletindo.

Espalhar árvores artificiais pelo deserto.

Árvores artificiais que me refiro são artefatos (que já existem) e podem capturar o gás carbônico da atmosfera. Problema: elas são de plástico e ficaria por aí em grande quantidade. Depois teriam que ser recolhidas para que o gás carbônico retido em seus plásticos fossem armazenados. LINK

Consumirmos menos carne.

Vacas soltam muito metano na atmosfera. E metano não são captados pela plantas. Essa substância também é responsável pelo efeito estufa assim como o gás carbônico. Outrora alguns cientistas já pensam em fazer carne artificial fabricada em laboratórios para consumo. Você se habilitaria a experimentar?

vaquinha bonita

A vaca indiretamente é a grande responsável pela emissão de gases do efeito estufa como o metano.

***

Pode ser que cada uma dessas tentativas sozinhas não seja o bastante para conter o efeito estufa. Contudo o conjunto dessas medidas pode até razoar o problema do Efeito Estufa. Mas o melhor a ser feito mesmo seria diminuir a queima de carvão, gás natural, tudo que emite gases que propiciam o Efeito Estufa.

Pra mais informações: Reportagem do Fantástico do dia 06/11/09 e Matéria da Revista SuperInteressante do mês de dezembro de 2009.


pinguim na passarela
(Essa última imagem pertencente a UOL apud AFT)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi amigo, importantíssimo esse artigo sobre o efeito estufa, as dicas são excelentes e seria bom se seguíssemos mesmo, pois é um problema preocupante e o futuro da humanidade depende de nossas providências no presente!
Tudo e bom, abraço.

Anônimo disse...

Parabéns, eu nem imaginava sobre pintar a casa. Com certeza tentarei fazer isso, mas o meu aqui é telhado.

Realmente foi uma chuva daquelas, até disso dá saudades um pouco. A barulheira do granizo, hehehe, aqui não tem.

Unknown disse...

ótimas informações! ah! se todos fizessem a sua parte!

bjjos!

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram