sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile 2010 - São Paulo tremeu também

terremoto chile 2010 concepcion

Um terremoto de 8.8 ocorreu na parte central do Chile destruindo construções, pontes, estradas e muitas outras áreas. Na capital Santiago, aonde uma indústria química pegou fogo, foram registradas ao mínimo 13 mortes, ao menos 122 no país inteiro (até agora). E a lista de mortos resgistrados provavelmente aumentará. Os números divergem, a TV Nacional estima que há ao menos 150 pessoas mortas.

A presidente Michelle Bachelet declarou "Estado de Calamidade" em áreas afetadas e pediu calma. Mas o que alarma é o fato de o tremor poder causar uma Tsunami em países do pacífico desde o Japão até a Nova Zelândia. O USGS (orgão responsável por pesquisas geológicas) diz que efeitos de um Tsunami pode ser observados em Valparaiso, oeste de Santiago, com as ondas chegando a 1.69 acima do nível do mar.Sirenes tocaram e pessoas se moveram para lugares mais alto na Polinésia Francesa e Havaí.

O terremoto no Chile aconteceu a 115 km da cidade de Conceição e 325 km sudoeste da capital Santiago. É o maior tremor do país em 50 anos. Na década de 60, o Chile sofreu o maior terremoto do século 20 - 9.5 na escala. Foram naquela época mais de 1655 mortos chilenos.

Muitos dos websites e estações de rádio do Chile estão nesse momento (27/02/10) sem acesso.

Em Washington, a Casa Branca prontificou ajudar o país latino-americano. O Chile está altamente vulnerável a terremotos porque está situado no "Círculo de Fogo" - região de encontro de placas tectônicas que mais sofrem tremores no mundo.

***

Em São Paulo, aqui no Brasil, foi possível sentir um pouco do tremor do Terremoto lá do Chile:



Grande parte dos dados baseado na BBC de Londres: LINK AQUI

Não chegou a ser pior do que o Terremoto 7 de magnitude do Haiti , aonde foram registradas muito mais mortes: 230000.

9 comentários:

Zeze Mendez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeze Mendez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeze Mendez disse...

Oi amigao, tudo blz?
(O Amado Batista canta "forró", "brega", "românticas", menos sertanejas... Fez um sucessão com as mulheres há uns anos atrás, sendo o cd (ou LP, não me lembro) mais vendido no país!!
Aquele abraço.

Jaime Guimarães disse...

E na Argentina também teve tremor de terra.

Japoneses estão preocupados com uma tsunami nas próximas 12 ou 13 horas, embora nada que faça lembrar à da Indonésia. De qualquer forma os danos podem ser grandes.

E é curioso: os terremotos e tsunami vem desde o Pacífico, passando pela América Central e América do Sul ao lado do mesmo Pacífico.

Estaria também a Costa Oeste dos EUA a salvo destes tremores?

Terrível.

PS: será que vai aparecer algum maluco pra falar sobre "macumba" e "visibilidade" pro Chile? Era só o que faltava...!

abs

Denise disse...

Pois é.. minha mãe acordou de madrugada com o tremor, eu não acordei, so uma hora que ouvi a porta tremer, achei q era vento.. eu hein :S... esse ano tá uma ''beleza''... afff!!

balasalgada.net disse...

Eu lamento, a única coisa que não tinha no Brasil e agora tem terremotos também...

Mil beijos!

josue disse...

eu não senti o terremoto mais quando acordei havia pequenas pedras no chão com um pouco de po, pois na minha casa existe uma rachadura(melhor eu mudar de casa

josue disse...

eu não senti o terremoto mais quando acordei havia pequenas pedras no chão com um pouco de po, pois na minha casa existe uma rachadura(melhor eu mudar de casa

Lidia Ferreira disse...

Pois e meu querido , o mundo esta querendo disser que não aguenta mais , me pergunto quanto tempo ainda vamos nos fazer de surdos rsrs
Bjs otima postagem