domingo, 14 de março de 2010

Crítica à música Telephone de Lady Gaga

Quero dizer que, em princípio, eu sempre procurei enxergar valores artísticos nos clipes da Lady Gaga, por mais que não seja uma obra "clássica". Geralmente suas músicas são dançantes, polêmicas, modernas, mas vou ter que exercer o senso crítico no último clipe que a musa fez com a Beyoncè. Poderia dizer que realmente aquilo foi um "mal exemplo" e dizer que adolescentes e adultos que tem-a como referência poderiam ser carregados dessa malediscência, mas não farei isso(ou farei?). Apenas quero alertar para a imagem que a Lady Gaga está traçando.

Nos outros clipes eu achava que fazia parte do script ela ser um pouco mazinha, e depois talvez ser diferente em outras cenas. Contudo, Lady Gaga parece ser malévola em quase todo clipe que a vejo. Telephone efetivou essa premissa: Lady Gaga realmente é má, muito má. No clipe com a Beyoncè quem atua são as duas cantoras e não outra personagem por elas.

Beyoncè chega a falar pra Lady Gaga: "Gaga, você é má". Mas não é só uma fala que atesta a maldade de Gaga. Ela e Beyoncé chegam a intoxicar dezenas de pessoas num estabelecimento comercial, ou seja, ambas se mostraram assassinas no clipe. E aí eu vos pergunto: "imagina a cabeça de alguém que tem nesses ídolos pops uma referência de expressão" (pronto, falei que não ia falar de "mal exemplo", mas acabei falando).
A verdade é que Lady Gaga está apelando a qualquer custo para se manter na fama que conseguiu. E muito me parece que ela está engajada em até mesmo ser presa para conseguir o que quer.

Outra, quem disse que é arte colocar violência exacerbada de uma forma tão banal e sadista. Realmente "o que os adolescentes vão pensar de ver seus ídolos matando em um clipe de uma forma tão perversa?"

Vamos analisar os outros temas das músicas pra ver no que eu me apoio para dizer que não é só nesse clipe que Lady Gaga não dá um bom exemplo: A música Just dance - que significa "Apenas dançar" é um exemplo de futilidade, (e eu adoro, apesar de eu não ser fútil, por ser dançante). Esse clipe de Just dance tipifica a idiotice de continuar dançando mesmo sabendo que se perdeu a chave, enquanto que Telephone é o sadismo de dançar depois que algumas pessoas morreram envenenadas pelas musas do pop.

Banalizar o crime, como o homicídio, e incentivá-lo é pior que fazer propagandas de drogas (e com certeza no Brasil, um jornalista já seria preso por isso).

A nova musa pop parece estar realmente apelando, não que seje errado tratar de assuntos complicados, mas ela podia fazer isso de uma forma realmente mais artística, valorizando o sentido ético da questão.

Assistindo ao clipe pude perceber que exageraram na dose. Todavia não é o único clipe que Gaga mata gente, em Paparazzi ela também o faz, mas mesmo assim na época que foi lançado o clipe achei bem artístico (pois em certa medida, a música é muito boa e a história no clipe também), apesar de ser constrangedor ver alguém pondo veneninho na taça de alguém. Depois veio "Bad Romance", que significa o que? "Mal Romance", ou seja, ela quer um "romance mal" mesmo que tenha que ter a vingança da pessoa (conforme a letra). Poker face é também uma mostra de que deve-se ter uma Poker face - uma cara de curinga - simplesmente não uma face verdadeira.

Acho que estou chato mas espero que o mundo seja melhor com músicas e clipes melhores, pois a música Telephone além de ter um clipe pérfido, é muito "sampleada", e o figurino do clipe, aí sim, é muito bem montado. Só que já pegaram uma ideia pronta do Tarantino desde pedir para que esse lhes desse uma coisa mais original.

Acredito que as músicas não precisam ter necessariamente uma moral, mas podem sim ser dançantes e que não ensinem as pessoas a confraternizarem ao matar alguém.

29 comentários:

piAugdesign disse...

esse clipe vai entrar pra historia. uma das melhores produções artisticas dos ultimos tempos; segundo a critica profissional, deve ser comparado às produções de quentin tarantino. chocababy

SBIE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SBIE disse...

Obrigado ,Pedro Augusto, pelo comentário!
O "Quentinho Taradinho" ajudou as meninas a fazerem mesmo esse clipe... só que tipo acredito que é muita apelação, não acredito que dançar depois de ter matado pessoas uma coisa muito ética. Prefiro a Lady mais boazinha, que preocupa com o meio ambiente, que valoriza as diferenças, e não que vanglorie tanto assim a maldade.
Na questão artística, o clipe é suspeito, veja só, a música no fundo é ruim, demora pra se acostumar com ela, o clipe é melhorzinho artisticamente só que a Lady já envenenou num CLipe anterior Paparazzi, e outra, o Quentin tarantino apenas cedeu cenas para o clipe, ou seja já estava tudo montado.
Mas obrigado por participar.

Unknown disse...

Mas se você for parar pra pensar, o clipe reflete o que nossa sociedade vive hoje em dia: individualismo, falta de limites e violência... Eu acho que de certa forma não é a vida que imita a arte, e sim a arte que imita a vida...

Eu até curti o vídeo, confesso que mais pelas maquiagens e esmaltes.. :P..

Bjs

Anônimo disse...

Bicho, realmente cada um tem direito a gostar do que lhe apetece. Isso é indiscutível. Também não concordo com o que você disse sobre o clipe ou a música (na verdade, acredito que é exatamente o contrário, você simplesmente não entendeu absolutamente nada da música, do clipe ou das outras músicas de GaGa). Mas isso também é superável.

...Só o "seje" é imperdoável. IM-PER-DO-Á-VEL! Francamente!

SBIE disse...

Se eu não entendi nada da música, me explica que quero entender!

Obrigado pela participação

Unknown disse...

Pra fazer crítica é bom, mas nem mesmo se encherga!
'seje' meu filho?
AAAF! Primeiro voce volta pra escola, é SEJA que se escreve! ¬¬'
Primeiro escola, dps o direito de falar ou dar opiniao sobre algo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho que voce ta com papo de velho demais pro meu gosto! Só uma pessoa alienada mental pra não decodificar da maneira correta que isso é só um clipe onde ela encaixa a musica num cenário que nos chama atenção!
Óbvio que ambas nao dão mal exemplo, hoje qualquer um sabe o quanto é erraro tais táticas!
SE FOSSE ASSIM, PQ NAO FAZ CRITICAS AOS FILMES DE GUERRA E LUTA? AAH PELO AMOR DE DEUS! ¬¬'
Clipe, musica, tudo interessante! Sinceramente acho que uma opinião ignorante deveria ser banalizada por parte de todos aqui, ja que voce gastou palavras e mais palavras que nao significam nada.

SBIE disse...

bem, Bart, erros gramaticais são o de menos, vou corrigi-los...

me mantenho firme em querer aprender o que a Lady Gaga e a Beyoncè quiseram passar no video. Pra mim o que me passaram foi o entretenimento, a violência, sensualidade.. etc.. - mas nada contra esse conjunto em si. O que vale a pena ver é a referência que as musas tem sobre nós.

Por favor me prove que elas não deram mal exemplo, pois pra mim elas deram...

Poderia muito bem fazer críticas aos filmes de guerra e luta tb, porque não..

Foi só uma crítica, a música, a literatura, e outras artes estão abertas a questionamentos e críticas também. Não leve isso pelo lado pessoal!

Gabriel0605 disse...

Concordo, Lady Gaga deu uma pitada a mais no clipe e deixou ele meio exagerado em algumas cenas, como exemplo a cena em que ela se pendura na grade e deixa a vagina a mostra, ou então quando ela propositalmente envenena toda a comida, mata as pessoas e, quase literalmente, dança sobre vários corpos.

Mas também, discordo. A música 'Telephone' é simplesmente contagiante e, se você perceber, aparentemente ela reclama sua liberdade: Sorry, I cannot hear you, I'm kinda busy( Desculpe, não consigo te escutar, estou OCUPADA).

Em outro trecho, aparentemente ela dá um fim em toda essa rotina e vai curtir a vida: Stop calling, stop calling, I don't wanna think anymore. I left my hand and my heart on the dance floor( Pare de ligar, pare de ligar, não quero mais pensar. Deixei minha cabeça e meu coração na pista de dança)

E no clipe, Lady Gaga na cadeia? Será que representa a falta de liberdade? Acho que sim!

Viu, é só pensar um pouco diferente, ousado, louco.

Mas se essa é sua opinião final, o que fazer? Como dizem algumas pessoas, gosto é como c* (sorry!) cada um tem o seu! ;)

R disse...

Ela usa metáforas visuais pra transmitir suas mensagens com humor ácido e imagens fortes. Você assistiu ao clipe de maneira literal, foi incapaz de perceber que o vídeo está cheio de mensagens escondidas, sátiras, críticas à fama e ao excesso.

Qual o seu grau de escolaridade? Pior do que os erros - gravíssimos - de português do seu texto é você achar que ela está promovendo sensualidade e violência com esse clipe. Por favor! Ainda diz que ela é "má", impressionante o seu grau de limitação intelectual.

Enfim, vá ler um bom livro e faça exercícios de interpretação de texto, isso ajuda a desenvolver a sensibilidade e a escrever sem erros de gramática. Acho que é um bom primeiro passo.

Desculpe a sinceridade. Não acho que você seja burro, só acho que você precisa exercitar um pouco mais a criatividade pra interpretar as coisas de uma forma menos superficial.

Diego Dias disse...

Lady Gaga por enquanto é a "hitmaker" do momento, não dura muito tempo. Clipes bem produzidos, mensagens ocultas e flash de imagens. Ela tampa um dos olhos a todo momento, estranho....
Muito boa crítica.


Na internet é possível escrever com erros gramaticais, mas também é possível ser um babaca e ninguém saber quem você é!
Isso vale para os comentários, hipócritas e nada humildes dos que postaram aqui. Ninguém é obrigado a ler o que escrevem aqui, muito menos comentar.

SBIE disse...

Isso é para o "R"

Olá R, tudo bem? tomara que vc consiga ler aqui.

De certa forma obrigado por participar, vc questionou qual seria minha escolaridade. Respondo humildemente que estou em minha 2ª faculdade aqui na Unicamp, sim pq eu terminei uma já, e faço minha segunda na mesma instituição. Além da PÒS como aluno especial.

Os erros gramaticais podem ser modificados, é só apontar aonde estão os erros, e se eu quiser mudar, mudarei tranquilamente. Não tive muito tempo pra revisar o texto, mas o importante é a ideia que quis transmitir.

Vc nunca pensou que apontar erros gramaticais em um texto só para menosprezar o conteúdo é uma forma elitista de discriminação? O certo seria vc rever esse seu conceito. Discuta a ideia, e me mostra os erros que mudarei para o texto caso seja plausível.

Atenciosamente

Unknown disse...

Meu, na boa. Criticar um texto tudo bem, mas ficar apontando erro gramatical é coisa de perdedor. Isso aqui não é uma tese de doutorado, é um blog!
Pelo amor!!

Lidia Ferreira disse...

meu querido , eu fui pesquisar a letra da musica e uma letra que não diz nada e ridícula , sei que tem duplo sentindo , mas mesmo sim não gastaria meu dinheiro comprando um cd
Quando ao vídeo concordo com voce e uma apologia ao crime e a impunidade
o video e de um tremendo mau gosto e cantora que eu uma mistura de Madona com Amy Winehouse depois da gripe que tem um toque na dança de Michael jackson,
E pode esperar que algum adolescente americano ira tentar imita-las
Bjs

Anônimo disse...

Realmente apologia à violência ou maus comportamentos, não é legal. Ela é um ícone para os jovens, tirando que sua música é nota 10! Logo, ela sempre vai estar em evidência.
Ótimo post, milhões de beijos!

Alan disse...

Sou fã de Beyoncé e curto muito pouco lady gaga, porém a mesma está seguindo o caminho da Rainha Madonna... o que ela quer chocar, ela quer críticas, Madonna fez isso muito bem com o clipe Satisfy my love e Erotic... Madonna também possue um lado má, quando faz o clipe what fell likes for a girl no qual a mesma rouba um banco e sai pelas ruas destruindo tudo com sua vovózinha no carro... adoro o som da música telephone, adorei o figurino, e realmente Gaga conseguiu o que queria... ao lado de Beyoncé causou polêmica...
Porém mesmo não gostando de Gaga, ela canta bem e mostra que mesmo sendo bizarra consegue se destacar com sua voz sem ter que usar sensualidades enquanto canta em play back como Britney e outras "artistas".

chrisdark disse...

olha eu respeito sua opinião mas acho que ninguem vai matar varias pessoas envenenadas por ser fã da gaga ou da beyoncé, é como um filme lady gaga representa um papel em todos seus clipes e shows, não podemos dizer que ela esta desesperada por fama que mata qualquer um no clipe, o clipe creio eu que é uma historia, e assim como em um historia, não é real. gaga fala de temas diferentes em suas musicas, ela não manda ninguem fazer poker face ou dançar mesmo que tenha perdido as chaves, é uma musica um clipe, não devemos levar tão a serio. sou fã da lady gaga e da beyoncé. e você deveria ver os clipes como um filme que segue um roteiro e como um filme é só "faz de conta" atenciosamente chris =D

Anônimo disse...

Isso é um cabaré, um bordel um antro de perdição na música. Lesbicas, incentivando o cigarro, prostituição, homicidios e satanismo... ora faça-me o favor.
Não só esse, mas todos os clipes dela deveriam ser proibidos no mundo inteiro.

chrisdark disse...

olha eu adoro a lady gaga mas acho que todas opiniões ao extremo fazem mal, como por exemplo dizer que a gaga é satanica (comentario acima) ou dizer que vc é um idiota por dizer isso é errado, eu não concordei com a sua opinião mas respeito, eu acho que n tam nada a ver o beijo lesbico pois cada um tem o direito de fazer o que bem entender com sua vida, e eu acho que a intenção da gaga e beyonce era realmente causar, dançando depois de matar muitos. minha humilde opinião. vc possui twitter? chris =D

Anônimo disse...

Achei o seu comentário muito inteligente! Gostei da forma como você colocou suas ideias e fez a crítica.
Certamente você é uma pessoa muito inteligente! Parabéns por expor seu ponto de vista e tolerar tanta falta de humildade, sabedoria e respeito ao que o outro pensa.
Estamos nos acostumando a respeitar diferenças gritantes e a noa escandalizarmos com coisas pequenas como com eventuais deslizes gramaticais.
A pessoa que te fez uma pergunta com relação a sua escolaridade deve ser muito culta pois pelo que parece é uma fã da citada artista! (quanta cultura!)...

Little monster disse...

AAAH, da licença né ! ela foi original, e só pq ela finge matar alguém em um clipe não quer dizer que ela é ma! Atores fazem isso direto nas novelas e filmes, mas só a GAGA é criticada. Ela é incrivel e criativa, telephone é o melhor clipe ja lançado ( confirmado pela MTV !)

GAGA ula la !

A.Q disse...

É mais fácil chamar Lady GaGa de INTELIGENTE que apelativa, já que poucas pessoas conseguiriam se manter nos holofotes e subir tantos degraus em pouco mais de um ano.

Quanto ao clipe... é apenas um roteiro, ué, é como um filme ou um seriado, só que com música. Se a pessoa pensa assim, como o autor do post, só devia assistir filmes infantis

Anônimo disse...

Eu acho este video uma tremenda OBRA DE ARTE ! É sem duvida o melhor video de lady gaga e dos melhores videos que eu ja vi ate hoje.
Lady gaga é artistica, original e diferente... nao se limita a fazer um video cheio de dança e coisinhas bonitas como britney e etc.
Ela com este video simplesmente quer chamar á atençao da actualidade, da era em que vivemos hoje, porque ela é mesmo assim!
So nao gosta deste video quem nao ve a realidade e quem nao tem o minimo de sentido de arte e mente aberta.

*Ja agora, o video esta muito bem feito... muito mesmo...
Reparem em todas as referencias que ela faz: madonna, michael jackson, data em que alexander mcqueen morreu, kill bill, na parte em que ela faz a receita aparece uns ingredientes do fime star wars (?),
Ah! e este clipe é a continuaçao da musica "paparazzi" caso nao tenham reparado nisso ;)

Anônimo disse...

Particurlamente eu não gosto da Lady Gaga(mentirinha), mas esse videos e outros são uma verdadeiras obras de arte de um grande artista, eu simplesmente achei um espetacula onde ninguem mais nessa vida fará algo igual, alías, nem vai chegar perto! abrs

Dan Stardust disse...

O clipe é um dos únicos que eu gosto da GaGa, pq é muito bonito visualmente (TARANTINO *-*). Mas eu não acho que essa ideia de maldade da seja própria da GaGa. Quem lembra de "It's My Life", do No Doubt, com a Gwen Stefani? O que ela está fazendo? Matando... UUUUUUU

Sérgio Bratz disse...

Desculpe, mas não penso que você tenha conteúdo para escrever uma crítica de arte.

Anônimo disse...

Concordo com você, as pessoas ultimamente tem dado desculpas esfarrapadas só para justificar seus ídolos,mesmo que eles estejam fazendo coisas erradas. O clipe realmente faz apologia a pornografia, homossexualismo (todos no clipe são homossexuais inclusive Gaga e Beyonce) e violência. Os fãs dela parecem até cachorros bravos defendendo o dono, kkkkkkkkkkkkkk!

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram