sábado, 28 de setembro de 2019
Livro "A Metamorfose" do tcheco Franz Kafka
Franz Kafka é o típico escritor que descreve realisticamente uma história fictícia.
Em A Metamorfose é apresentado a transformação de um ser humano, Gregor Samsa, em um grande inseto (o que supomos ser uma barata ou besouro pela descrição da trama). Na vida real essa transformação se dá paralelamente quando alguém é excluído socialmente por algum motivo. É notório notar que em nossa sociedade, pessoas em situação de rua, lgbt’s, alcoólatras ou deficientes podem fazer parte dessas pessoas excluídas que muitas vezes podem não ser enxergadas mais como membros da própria famíla. Algo que desmascara nossa realidade comtemporânea.
No final das contas, a família não identifica o “insetão”, sendo Samsa inclusive coisificado… (no alemão é usado o pronome impessoal para se referir a ele). Com toda esse tragédia muito atual pode-se confirmar que essa obra é um clássico. Fica a indagação: quando iremos superar a discriminação dentro de nossa sociedade, pior, dentro de nossas famílias.
***
Uma característica desta história é que ela tem o clímax no começo - isso é revolucionário em vários sentidos: não só em sua temática, mas também abrindo margem para as distopias do século 20, inclusive com o livro O Processo do próprio autor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário