“Tirza” é um livro de autoria do holandês Arnon Gunsberg. Publicado no Brasil pela Rádio Londres, editora sediada no Rio de Janeiro que custuma trazer edições de livros inéditas ou esgotadas no exterior.
Considerado uma das principais obras do século XXI, “Tirza” é protagonizado mais pelo pai, Jörgen Hoofmeester do que pela própria Tirza, que só aparece com o namorado em sua festa já no meio do livro.
O Sr. Hoofmeester já havia sido abandonado pela esposa que voltou para a festa no intuito de humilhá-lo. A filha mais velha de Jörgen, a Ibi, havia transado com o inquilino, o que causara grande ódio do pai porém sem muitos alardes quanto ao namorado de Tirza, o qual com o tempo começou a compará-lo com Mohamed Atta - um dos terroristas responsáveis pelo “11 de setembro” nos EUA.
Em várias partes do livro é possível ver o caráter violento de Jörgen: seu ciúme pelas filhas e as brincadeiras estranhas com a esposa na hora do sexo. Neste último caso, a esposa chegava a chamar a polícia para acabar com a fantasia: como um enforcamento.
Grande parte do livro se passa na festa de aniversário de Tirza. Tirza iria para a África com o namorado, porém (Spoiler) Jörgen acaba revelando para Kazia (uma criança africana que o acompanhara na Namíbia) que havia matado sua filha e o namorado, este último com a motoserra MS 170 e uma folha do Corão enfiado na boca. A cena de terror choca o leitor. Uma suposta pedofilia também é suposta no final do livro (Jörgen com a menina Kazia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário