quarta-feira, 15 de julho de 2009

Primeiro Encontro Nacional de Cultura Helênica

Bandeira da Grécia

Olá pessoal, eu gostaria de falar aonde eu estive nesses dias. No feriadão do dia 09 de julho eu me aprontava para um Congresso "grego" que começaria dia 10 de julho e só terminaria dia 12 com a presença de gregos, descendentes destes e de filohelenos(que são amigos dos gregos). O evento dedicou-se a não só ensinar costumes gregos como também foi um espaço de bastante descontração por conhecermos outras pessoas e vermos quão bonito era o lugar que hospedamos: um hotel fazenda em Caraguatatuba (ou melhor seria Caraguá-tá-chuva).

(LEIA MAIS)

Foi procurando nos sites de busca que percebi que não havia nada praticamente falando a respeito desse evento e seria uma oportunidade registrar o que foi esse encontro que participei.

Fui convidado para que nesses dias 10,11 e 12 de julho de 2009, participasse de um Congresso da Cultura Grega muito bacana , melhor denominado Primeiro Encontro Nacional de Cultura Helênica. Lá reuniram pessoas de toda parte do Brasil.

Tivemos atividades diversas - Fiquei mais perto do grupo que conheci nesse dia mas o intuito era conhecer pessoas de outros estados. Chegamos no hotel e almoçamos uma comida tipicamente de fazenda deliciosa daquelas que agente lambe o beiço desde usar o guardanapo. Mas foi no Dia 11 e também dia 12 que podemos experimentar melhor a comida grega. Nesse dia 11 fomos para um restaurante grego em São Sebastião ( contabilizamos 30 minutos de Caraguá) chamado Restaurante ATENAS. Teve muito quebra-prato que é uma tradição dos gregos. Para quem não sabe esse ato demonstra de certa forma o orgulho grego para que os Turcos não comecem nos pratos que gregos comiam. E pra quem não sabe os Turcos são responsáveis por uma exploração sem tamanho na península do peloponeso. Então, os gregos festejam sua independência muitas vezes quebrando pratos que é um ato simbólico (mas vamos dizer que também faz extravazar). Dia 12 a comida grega foi servida num templo ortodoxo em São Paulo.

Conheci o Moussaca e Pastitsio, ambas artes culinárias gregas mas nomes turcos. De certa forma, a richa deles com os turcos, percebi, é bem maior que nós brasileiros e argentinos, e também entre nós e os portugueses (recalque colonialista em fazer piadas lusitanas).

Fiquei sabendo de várias coisas que não sabia da Grécia: a dança ( que até então não sabia, eu aprendi um pouco).

Tivemos também palestras de filosofia, história, literatura e legislação (tudo grega), rsss - que foi muito informativa e ampliou muito minha visão sobre a grécia. Colegial e cursinho não me ensinou certas coisas que fiquei conhecendo convivendo com gregos e descendentes de gregos nesse período de 2 dias.

Achei demais todo esse conjunto de informações - mas não decorei muitas palavras não - são de grande parte difíceis. Pareciam que falavam grego, rsss. Fui também na piscina, dessa vez só uma já que estava muito frio e chovendo em Caraguá-tá-chuva. Ainda bem que a piscina era aquecida.

O bom foi que a chuva não atrapalhou de forma alguma minha diversão e capitação de conhecimento. Não tinha esquecido de levar guarda-chuva e meu tenis era de couro, o que não deixava molhar quando tínhamos que ir para um pavilhão ver as danças e aulas de outras coisas. Conversei, assisti
as palestras, vi dançarem gregamente, acabei aprendendo alguns passos. Achei demais!

Foi um final de semana inesquecível!

3 comentários:

Laguardia disse...

PASSEATA VIRTUAL #FORASARNEY
Quarta-feira, dia 15, das 15h às 16h horas.

Local: Na internet.

Ponto de partida: Seu computador, telefone celular, PDA, qualquer aparelho que possa enviar uma mensagem de e-mail, SMS, Twitter, etc

Ponto de chegada: Congresso Nacional

Sarney: sarney@senador.gov.br

Senadores: e-mails aqui ou aqui para enviar a todos os senadores

Como vai funcionar: Na quarta-feira no intervalo das 15h às 16h horas, você que tem um blog, site, Twitter, celular, etc, deverá estampar um “banner” ou selo com a mensagem “#forasarney” e enviar o máximo de mensagens ao Senado.

Clique e envie e-mail aos senadores!
As informações fora repassadas para este Blog pela atuante Gusta do Reaja Brasil.
Valeu, Gusta
----------------------
Maiores informações,
aqui. Blog #forasarney .

Caricaturas Urbanoides disse...

Voltei....

Eu tenho uma amiga que além de dançar a musica grega, fazendo apresentações e tal, é doutora em cultura grega.. Vive indo para lá para apresentar trabalhos, etc.. Provavelmente ela estava nesse congresso apresentando alguma coisa.. aqui no Brasil ela é uma referencia forte..
Eu amo a Grécia!!! Tenho várias coisa de lá.
bjs

Re Batista disse...

Olá! Que bom, hein? É legal fazer novas amizades e conhecer novas culturas.
Depois eu queria saber como faço para colocar um vídeo do youtube nun post assim como vc faz. Tem um clipe que gosto demais e queria compartilhar... ah e também acho que vc podia facilitar mais pra comentar, pq quando a gente clica pra comentar, abre outra página com o post e a gente tem que clicar de novo pra poder comentar... era melhor se fosse direto, eu acho, e é só uma opinião minha, que sou meio preguiçosa... hehehe. BjOs e até mais!

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram