sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Condição da praia - (parte 1) - o mar não está pra peixe

Olá pessoal,

Percorri a pé a praia de Santos. O percurso iniciou na Ponta da Praia e terminou na divisa com São Vicente.


LEIA MAIS, VALE A PENA!

Nessa caminhada toda, foi notório a presença de sujeira nas praias e vocês espantarão quando eu divulgar outras fotos. São bastante, por isso eu resolvi dividir o assunto em diversas partes para não ficar massante o assunto. Esta foi apenas uma introdução.

Algumas meninas, talvez interessadas, rsss, me perguntavam se eu era Biólogo. "Não, apenas estou fotografando sujeira" - pensava comigo.

Nas fotos dos outros posts você vai conhecer a real situação das praias. Acredito que não só em Santos, mas por todo o mundo.

Da Ponta da Praia até São Vicente

Como pode ver, ninguém na praia... E além disso, suja!

Quando eu era criança eu costumava catar muita conchinha por essas praias. Talvez porcausa do óleo que as vezes sai dos navios do porto de Santos, elas(as conchinhas) estão cada vez mais escassas. Essa da foto é uma das únicas que encontrei. As outras estavam quebradas, ou dentro do mar.

O mar estava impróprio, as placas em algumas praias avisavam.

.
Outro grande problema, além da sujeira nas praias brasileiras e mundiais, é também o avanço do mar sobre a vegetação e cidades, devido ao efeito estufa.


Como se vê na foto, o mar já levou areia para o jardim.
Quando eu era criança, o mar parecia estar infinitamente longe da rua. Corria muito, mas muito mesmo para chegar a tão esperada praia.

Mas não só é o fato de eu ter naquela época pernas curtas. As águas do mar realmente estão cada vez mais próximas aos limites urbanos. Já estão colocando mais pedras nos locais que o mar já está chegando para conter desmoranamentos. Alguns de vocês leitores já foram visitar as praias de Ubatuba, aonde o mar já engoliu já casas?


Esse post foi fichinha, e uma introdução do que realmente quero mostrar. Não perca, mais fotos reveladoras das praias de Santos. Porque esse realmente não foi nada. Abaixo, um pouco da sujeira que comecei encontrando por toda a orla:

Link para as fotos das sujeiras encontradas: Até uma Carteira de Identidade Romena foi encontrado

2 comentários:

Bianca disse...

A poluição de uma maravilha nacional, como a praia, é um problema de longa data. Acho que o melhor é cada um fazer sua parte, do que esperar algo das autoridades.

Beijos

Re Batista disse...

Aqui no Rio é o mesmo problema...
Tem praias que passam um rio de esgoto bem no meio da areia e vai direto pro mar...
Aqui tem que escolher a dedo uma praia pra tomar banho mais tranquila...
E eu adoro praia, e isso me entristece.
Ótimo fim de semana e feriadão.

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram