quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A bactéria da Activia da Danone é realmente a mesma encontrada em fezes humanas

Atualmente andou circulando um e-mail que afirmava que a bactéria Dan Regularis que está contido no produto Activia da Danone é a mesma bactéria encontrada nas fezes humanas. A Danone tem apenas usado outro nome diferente.

Aproveitei e copiei o e-mail na íntegra e coloquei no blog NOSTRESS de minha querida parceira Vânia.

Hoje fiquei sabendo que a Danone mandou um comunicado para que a Vânia tirasse o post do ar. Realmente não sabemos de onde veio esse comunicado, talvez de uma agência de mídias socias que faz o trabalho pra Danone.
Contudo, a Danone enfatiza veementemente que o e-mail passado a várias pessoas é lenda urbana. Mas será? Poderia ser. Fui procurar os fatos.

Nesse link abaixo você consegue ver o e-mail falando da Activia e a consequente resposta da Danone.

Comunicados em massa começaram a aparecer em posts de blogueiros, inclusive aqui(pode conferir o comentário do Escarregadouro). Eram representantes da Danone que pareciam estar querendo controlar a situação na internet, até mesmo querendo que tirassem do ar certos "boatos".

Fui a fundo e descobri pela internet (não daqui do Brasil) de que a bactéria da Activia da Danone é realmente uma das que são encontradas em fezes humanas. A Danone só teve o papel corporativo de dar outro nome já que ficaria feio ter o mesmo nome que as bactérias das fezes humanas. Mas eles ainda continuam desmentindo, não sei até quando.

Quando tentam explicar, confundem quem lê: como nesse exemplo de resposta: link para yahoo respostas

O pior é ver a explicação da agência que assesorou a Danone:

O Bifidobacterium animalis DN 173-010 não faz parte da flora intestinal nativa de humanos, não compõem suas fezes e, desta forma, não poderia ter sido isolada deste material.

Resp.:
1)Pode não fazer de humanos, mas e de outros animais.
2) Uma bactéria nunca vai compor fezes e sim o contrário, concordam.
3) Tenta tirar uma conclusão ( "dessa forma, não poderia ser sido isolada") de uma premissa invertida.


Se fosse boato essa estória toda, não encontraria nesse link (em inglês) de uma referência "org" o seguinte referencial(TRADUZIDO):

"O principal componente que faz a Activia tão famosa é a bactéria Bifidobacterium Animalis, uma bactéria encontrada nas fezes de animais e humanos."

Aqui no Brasil, usam o nome de Dan Regularis (um nome mais bonito).

Quem é cego fica mudo também!

E se faz bem pra saúde aí é outra história. Não sou nutricionista. E a verdade é que pra mim, a Danone está desesperada pra não perder clientes. Não duvido também que alguém soltou esse e-mail mal intencionado porém que é extraído de animais isso é verdade, contudo hoje trabalhado em meio de cultura estéril (como a própria Danone, responde em seus emails)

33 comentários:

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Eita diacho!

Eu nunca mais tomo Activia, pense!

Deu até enjoo... aiai.

Rebeca


-

Mauro S disse...

Eu nunca tomei, alias tomei uminha vez, mas agora...
Tem muita coisa que faz mal e a gente não sabe e está comendo, como tem muita coisa que dizem fazer mal, como diziam do açúcar Finn que cegava ou algo assim, e não era tudo isto.
Tomamos Finn aqui em casa mesmo depois da reportagem na internet, acho que no Portal Terra há uns anos atrás.
A gente tem que se cuidar, esta é a verdade, e estar em cima das coisas.
Por causa de uma notícia do leite deixei de tomar uma marca, por algo que colocavam nele ou foi descoberto em reportagem do Fantástico.
Não lembro o quê.
Abraços, Mauro

Mauro S disse...

Obrigado pelo que escrevestes, cada linha, saúde e muita paz... abraços, Mauro

Escorregadoiro disse...

Não sei onde foi feita essa pesquisa "profunda", mas o que realmente diz na Wikipédia é isto: "A linha Activia é formada por alimentos probióticos, com propriedades funcionais que ajudam a regular o trânsito intestinal.

Contém o bacilo DanRegularis, nome para o probiótico Bífidobacterium animalis DN173010, patenteado pela Danone, que é capaz de sobreviver ao processo digestivo e chegar vivo ao intestino para ajudar a regular seu funcionamento.

Cada porção de Activia contém mais de 1 trilhão desses bacilos, que trabalham para ajudar a melhorar o intestino preguiçoso, problema que atinge cerca de 17% da população brasileira, segundo estudo da ACNielsen, de 2003.

Ao contrário de textos publicados através de e-mails e meios de comunicação em massa na internet, o Bifidobacterium animalis DN 173-010 não faz parte da flora intestinal nativa de humanos, não compõem suas fezes e, desta forma, não poderia ter sido isolada deste material. [2]Este tipo de texto trata-se de boatos de internet, produzidos com o intuito de denegrir a imagem de uma pessoa, empresa ou produto."

Se realmente não tem segundas intenções com o seu post, deve repor a verdade dos factos.

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Respondendo acima:

Falou e disse,

"Contém o bacilo DanRegularis, nome para o probiótico Bífidobacterium animalis DN173010, patenteado pela Danone, que é capaz de sobreviver ao processo digestivo e chegar vivo ao intestino para ajudar a regular seu funcionamento."

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Foi na wikipedia americana! Não tem mesmo na wikipedia brasileira! Isso confirma de que não é boato de nosso país!

Não tenho intençoes nenhumas com esse post. Apenas falei que o email pode ser que tenha tido de má intençao já que empresas podem usar da midia para desmoralizar a concorrente. Eu longe disso, apenas relato os fatos

Contudo, eu vi sim que a bactéria da Activia é a mesma que existe nas fezes humanas e animais.
Não tem jeito de negar!

Escorregadoiro disse...

Aquilo que você leu, é que a bactéria chega viva ás fezes humanas depois de ingerida e depois de passar pelo tubo digestivo e pelos intestinos. Isto é diferente de dizer que "...a bactéria da Activia é a mesma que existe nas fezes humanas e animais." É uma questão de Português...

Guilherme disse...

Primeiramente parabéns pela materia ficou muito boa!

Existem dois lados nesse caso, ou é algum concorrente que soltou esse e-mail para sujar o nome da Danone ou pode ser verdade.

Agora só o tempo dirá, mas eu que não vou tomar Danone Activia. kkkk

Abraço.

Guilherme disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Escorregadoiro disse...

Só para fechar esta questão, é bom que leiam o comentário da Aline Almeida, no blogue onde o autor do INDICOESSE foi retirar a informação para toda esta polémica: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090929213516AA1Q67h

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Aline Almeida, trabalho em uma agência de relações públicas, a Ketchum Estratégia, e faço assessoria da Danone. Tudo bem?
Gostaria de falar com vc para esclarecimento de algumas informações do post. Para que email posso enviar?
Meu email é aline.almeida@ketchum.com.br

Um abraço e obrigada!
Aline

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

SE for o mesmo que vi em outros posts pode ser por aqui mesmo.

Se não, pode começar a descrever... pra todos entenderem!

ballynha disse...

O Indico também é muito instrutivo. Em todo caso já perderam uma consumidora aqui, na dúvida nem vou comprar mais!!

Beijãozão.

TiO - ZéH disse...

As madames adoram!!!
Só porque nao sabem que o que estao ingerindo, na verdade nao se chama activia e sim, Activia-Coli, rsrsrs.

Anônimo disse...

Oi, pessoal.
Percebemos que alguns fóruns e blogs, reproduziram textos sobre o iogurte Activia, da Danone, e sobre os bacilos DanRegularis. A Danone tem como missão levar saúde e nutrição, por meio de seus produtos, ao maior número de pessoas.
A empresa tem conhecimento das falsas informações que circulam pela internet sobre a origem do fermento específico de Activia, o DanRegularis, e sobre sua ação.
O texto, com falso conteúdo, é assinado por “MARÍLIA C. DUARTE (NUTRICIONISTA), SÃO PAULO – SP”. Contudo, de acordo com a informação obtida junto ao CRN 3E – Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região, este nome não possui registro nesta entidade. Essa informação pode ser verificada através da newsletter publicada pelo CRN 3E e pode ser acessada no link:
http://www.crn3.org.br/atualidades/newsletter_vis.php?cod_mail=233.
Além disso, gostaríamos de esclarecer que Activia é um leite fermentado, com cepas de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173 010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis. Esse fermento se mantém vivo e presente (em níveis adequados) durante todo o período de validade do produto.
Assim, Activia ajuda a regular o tempo de trânsito intestinal, diferentemente do que tem sido divulgado em alguns blogs e correntes de email.
Na atual literatura científica, o Bifidobacterium animalis subsp lactis (ou b.lactis) não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem estudos científicos mostrando que Activia melhora a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no trato intestinal de indivíduos saudáveis.
A atual nomenclatura taxonômica para essa cepa de bactéria probiótica é o Bifidobacterium animalis subspécie lactis (Masco et al., 2004), protegida pela patente EP1297176B1(Antoine et al., 2002).
Esta cepa probiótica alimentar está depositada na Collection Nationale de Cultures de Microorganismes (CNCM) em Paris, França, que é uma autoridade internacional, criada de acordo com o tratado de Budapeste.
O DanRegularis que você encontra em Activia é obtido a partir da replicação em cultura estéril dessa cepa. O processo de replicação de fermentos é largamente utilizado, não só na produção de iogurtes e leites fermentados, mas também de queijos, vinhos, pães etc.
O leite fermentado Activia também está registrado no Ministério da Agricultura do Brasil e, por se tratar de um alimento funcional, também foi avaliado pela CTCAF (Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos da ANVISA).
Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico. Esses estudos foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por diversas universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas.
O leite fermentado Activia está presente em mais de 70 países e, aqui no Brasil, desde janeiro de 2004. Reafirmamos que a Danone, empresa líder mundial de produtos lácteos frescos e água mineral, presente em mais de 120 países, tem o compromisso de levar saúde e nutrição aos seus consumidores e o leite fermentado Activia é um exemplo disso.
Por todas essas razões, pedimos que os fatos aqui colocados também sejam considerados em seu veículo. De nossa parte, faremos com urgência um pedido aos editores da Wikipedia para que as informações divulgadas sejam corrigidas.
Para mais informações sobre o produto, acesse www.activiadanone.com.br ou entre em contato com o nosso DAC no número 0800 701 7561.
Obrigada pela atenção e se tiver qualquer dúvida, por favor, entre em contato.

Um abraço
Aline

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Eu entendi tudo certinho, só não explicou que a bactéria Dan Regularis não participa de fezes animais, só isso!
Pois "Animalis" é de animais, não é?
E é dai que veio antes de ficar isolado em Paris!

Obrigado pela satisfação de querer explicar!

Anônimo disse...

Bom galera se é verdade ou não, eu não sei..to cursando nutrição!
haha vou tentar tirar minhas dúvidas no laboratorio de microbiologia!!

abraço

RONALDO FRANCISCO VIEIRA disse...

VAMOS TODOS COMER BOSTA UHULLL
aoeiaueioaueoiaueioau
TOMA ACTIVIA CARAI :D

SANTA FÉ DO SUL / S.P

Leandro disse...

Particularmente olhando com olhos críticos a alimentação humana atualmente, não vejo motivos para não tomar se me fizer bem. Não tenho necessidades de tomar esse tipo de bebida pois meu intestino funciona muito bem. No entanto se tivesse que ingerir tal bebida para defecar, certamente tomaria.

Acredito que o mais complicado para a Danone é manter esse microorganismo isolado. A fonte pouco importa para o fim, logicamente tendo a consciencia da necessidade de cuidados especiais.

Seria interessante que a Sta Aline nos dissesse como a empresa controla esses microorganismos isolados, sem a presença de outros microorganismos semelhantes, pois provavelmente tem cultivo reprodutivo na Unidade de Produção.

Segundo: como a empresa avalia se existem outros thermophilos, por exemplo? São análises de liberação ou monitoramento? Se monitoramento de quanto em quanto tempo é avaliado? Sabemos que alguns thermophilos crescem após 5 dias de incubação. Quanto tempo o produto fica estocado na empresa antes de ser enviado ao consumidor?

josi disse...

Estranho meu comentário não ter sdo publicado...

Anônimo disse...

eu acredito em vc ,,firmeza ,,valeu por abrir os nossos olhos ,se a gente quisesse come bosta a gente comia enquanto cagava,, né ..fica firme ,mano

Anônimo disse...

NOSSA BM SABER DISSO AGORA NAO VOU COMPRAR ESSA PORCARIA

julio disse...

manos internautas, eu sei que nosso mundo está cheio de iguinorantes,nem siquer imaginam o que estao falando,esta bactéria apenas irrita a mucosa intestinal,fazendo a aceleraçao da saida da massa fecal.minha esposa se curou de um sofrimento de anos.ela sentia muita cólica ,fomos em vários médicos e nada,foi ai que comprei o actívia pra ela.pronto meus problemas e o da minha mulher foram resolvidos.agradesso muito a danone por isso...

Anônimo disse...

Pergunta:
1)Quem nunca deliciou um churrasquinho daqueles no ponto de ônibus???
2)Na hora da fome, você passa pelo china, aquele monte de pastel e caldo de cana, não tem mais nada perto...Vai ficar com fome??? Nunca tomou o suco do china???

Consumo Activia direto e não por uma questão de regularização intestinal, mas porque gosto e faço dieta, só consumo produtos Zero. Às vezes consumo outras marcas, no entanto, o mais comum é Activia. Se tivesse que me fazer mal, já teria feito, porque tenho o intestino super sensível. Se tivesse cocô dentro da embalagem, é uma coisa, mas não é assim.
Todo mundo como o hamburger de minhoca do Donald e acha delicioso!
Trabalhei em um restaurante e se eu contasse os absurdos que acontecem na cozinha... Ninguém comeria mais em restaurante nenhum!
Abraço a todos!

Anônimo disse...

Pergunta:
1)Quem nunca deliciou um churrasquinho daqueles no ponto de ônibus???
2)Na hora da fome, você passa pelo china, aquele monte de pastel e caldo de cana, não tem mais nada perto...Vai ficar com fome??? Nunca tomou o suco do china???

Consumo Activia direto e não por uma questão de regularização intestinal, mas porque gosto e faço dieta, só consumo produtos Zero. Às vezes consumo outras marcas, no entanto, o mais comum é Activia. Se tivesse que me fazer mal, já teria feito, porque tenho o intestino super sensível. Se tivesse cocô dentro da embalagem, é uma coisa, mas não é assim.
Todo mundo como o hamburger de minhoca do Donald e acha delicioso!
Trabalhei em um restaurante e se eu contasse os absurdos que acontecem na cozinha... Ninguém comeria mais em restaurante nenhum!
Abraço a todos!

Juliana disse...

Apenas 2 coisas:

1) A wikipedia (seja americana, seja de qualquer lugar do mundo) não é fonte irrefutável de nada. Não é uma enciclopédia! É um site alimentado de informações pelos próprios usuários. Cuidado ao tomar algo que lê ali como verdade absoluta.

2) Não assassine o pobre do português... DESMINTINDO não existe... DESMENTINDO fica melhor!

Alguém que fala com tanta propriedade num blog devia saber dessas 2 coisas básicas...

(Será que você vai aprovar o meu comentário e vai deixá-lo ser postado?)

SBIE disse...

Oi Juliana, corrigi! E coloquei o link "org" super confiável que explicita tudo. Mas acho que Activia não faz mal não, já que as bactérias contidas nelas também são encontrados em nossa barriguinha...

Anônimo disse...

Suco de M***?
Seria o activia um suquinho de mer*?
Bom, eu tomo todo dia, me da uma sensação de bem-estar...Notei dia desses q no finalzinho tem um gostinho estranho...seria o gosto da materia prima???

Donzela de Ferro disse...

Aaah...isso é coisa de gente invejosa, concorrente da Danone.

O que eu sei é que, bosta ou não, Activia é uma delícia!

E depois, até a gente quando morrer vai virar bosta!

Bjus...

Anônimo disse...

Hahahaha se meu cocô fosse gostoso e me fizesse bem como activia faz, eu economizaria bastante dinheiro... Activia tá caro né? huahahauhauahu

Anônimo disse...

Olha pessoal, na boa: no Brasil, a gente é obrigado a engolir merda todo dia, de graça, e tem pra todo mundo.
Pra que comprar?
Não se esqueçam do Glutamato Monossódico, do Aspartame e do Flúor, contido na água e que você bebe todos os dias, e tudo isso é veneno puro, basta pesquisar.

valmira disse...

Mas não ê só o activia mas sim toda a linha da danone.

Pedro Menchik disse...

Não há nenhum problema com o Activia: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/03/13/activia-com-bacterias-de-fezes-humanas/