sábado, 25 de setembro de 2010

Gil Vicente assassina políticos e papa em 29ª Bienal de sp

A 29ª Bienal de São Paulo que acontece no Ibirapuera já tem causado uma grande polêmica conceitual.

Está em exposição as obras em preto e branco do Artista Gil Vicente - gravuras essas que aparece o artista assassinando diversas celebridades políticas e o Papa. Por exemplo, na Bienal do Iberapuera é possível ver as gravuras que contém o artista Gil Vicente empunhando arma para Fernando Henrique Cardoso, o Papa Bento XVI, etc. Lula, diferente dos outros, aparece sendo degolado. E porcausa das eleições as gravuras com Dilma Roussef e Serra foram cobertos para que ninguém as vissem.

lula morre


fernando henrique morre

Nestas horas eu me pergunto: qual o limite para o uso de violência e pornografia em uma arte? Nós não sabemos. Apenas sei que existem vários artistas tentando ganhar notoriedade ultrapassando até mesmo conceitos morais.

Foi assim com Lady Gaga que vestiu carne, e foi assim com outro artista que prendeu um cachorro até a morte.

A OAB já tentou agir porque considerava as gravuras de Gil Vicente apologia ao crime mas a Bienal já acabou e como no Brasil as coisas são deixadas pra lá, nem se fala mais a respeito.

5 comentários:

Mauro S disse...

Oi amigo, hoje minha mãe me falou sobre estas fotos, incrível, não é, pessoas querendo aparecer na marra.
Arte não!
Não gosto dos políticos das fotos, mas isto é violência.
E ainda sobre feeds, acho que nunca irei aprender.
Tinha um template, tenho ele, que aparece um espaço e pede pra colocar o site do feed, não sei o que é o site do feed, se é a url do blog ou não, mas em todo caso, prefiro abrir e mexer no meu blog, e não numa única página com tudo que existe, tipo ver todos os sites (blogs, redes sociais, e-mails, sexo, etc) e tal numa única página, não me serve, e sei que o feed é assim, mas não sei a url de um feed.
Abraços.

Lidia Ferreira disse...

Meu querido amigo
Adorei seu texto , vc esta certo , isso não e arte , apenas um coitado doente que descobriu que fazer polêmica traz sucesso
bjs
Seu texto esta muito bem escrito Parabéns

Unknown disse...

Bom, eu particularmente achei de mau gosto, mas sou contra a censura. Assim como sou contra qualquer tentativa de censurar Lady Gaga por vestir carne [apesar de achar escroto demais].
Já o lance do cachorro amarrado é outra história. É tortura. Uma coisa é vc desenhar algo ridículo, outra coisa é prender um cachorro e deixá-lo morrer de fome e sede. Isso é mau trato. O autor se auto-desenhar matando Lula ou FHC é mau gosto mesmo.
[]s

Anônimo disse...

Sério que ninguém nunca sentiu vontade de matar um politico?
De desejar que ele sinta a dor que o povo sente, uma vez na vida?

Então vocês não sabem nada sobre politica.

Cesar Buenas disse...

Acho que vocês interpretaram a arte de forma errada.

Nas imagens não aparece 'sangue'. É apenas uma forma de 'protesto' uma forma de 'gritar' contra as merdas que essas pessoas já fizeram ou fazem.

É preciso observar com um pouco mais de atenção e tentar entender a mensagem que o artista quis passar.

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram