terça-feira, 25 de junho de 2019
A Máquina de fazer espanhóis - Valter Hugo Mãe
A obra "A Máquina de Fazer Espanhóis" é uma livro do português-angolano Valter Hugo Mãe que trata da situação das pessoas de 3ª idade quando chegam mais perto da morte. É notado o estilo saramaguiano no qual as letras começam com minúsculas e acaba não tendo os pontos de exclamação e interrogação.
O protagonista do livro é o Sr. Silva que havia sido um barbeiro quando na vida profissional. Foi internado pelos filhos depois que sua esposa Laura faleceu em uma casa de repouso chamada "Feliz Idade". A partir daí é possível notar a relação dos idosos para com os companheiros nesta instituição, sinalizando questões fundamentais da existência.
Demorou um tempo para eu entender o título do livro no contexto. Como me explicaram mais tarde, os portugueses tendem a valorizar Portugal até um certo ponto. Com o passar da idade, e o ego diminuindo, inclusive o ego nacionalista, as pessoas tenderiam a achar que Portugal seria mais desenvolvido se fizesse parte da Espanha, lembrando que o país lusitano já foi parte do conjunto espanhol. Essa visão de fim de vida seria o que chamamos de "A Máquina de Fazer Espanhóis", sendo então a Espanha um país mais valorizado nessa fase da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário