terça-feira, 1 de junho de 2021

Tudo pode ser roubado de Giovana Madalosso


 Olá, caros leitores!

"Tudo pode ser roubado" é o primeiro livro da autora curitibana Giovana Madalosso o qual gostei bastante não só pela informalidade como é tratado a narrativa em primeira pessoa mas também pelo sentido identitário por passar aqui em São Paulo o enredo.

Trata-se de uma garçonete que subtrai objetos da casa das pessoas as quais ela fica. Costuma ficar tanto com homens quanto com mulheres (o que parece ter sido uma composição da própria vida da autora quando passou por essa cidade tão destemida/temida ao mesmo tempo).

A protagonista do livro, a Rabudinha (sem nome específico) como é chamada por seu comparsa, acabou sendo chamada para fazer um roubo da primeira edição do livro O Guarani e acaba aceitando ao continuarmos a narrativa.

Em primeiro momento ela pensa ter dedo da Tiana aí, uma transexual que adquiri seus objetos roubados em um brechó que é dona em Pinheiros, bairro quase central de São Paulo. Mas essa não tem ideia do que a Rabudinha insinui e desconversa. 

Fato é que a protagonista vai atrás do César, um professor de literatura, para roubar essa primeira edição do livro "O Guarani" de José de Alencar e consegue (por troca de 50 mil reais). 

No livro você perceberá várias questões:

- Tudo pode ser roubado, até mesmo a dignidade e a alma de uma pessoa

- Há a questão da diversidade representado pela história da protagonista que aparenta ser bissexual e pela violência que a Tiana acaba recebendo do Marcelo, uma pessoa que não aceita a própria sexualidade.

- Há também a questão: é certo tirar o livro de uma pessoa que tem um livro pelo amor à literatura para dar a uma pessoa que apenas faz coleção sustentando assim seu ego?

- No livro é possível se sentir "paulistanado" devido aos lugares que a Rabudinha percorre (Itaim, Pinheiros, Rua Augusta, área central da cidade, Hotel Denver...)

Enfim, um livro que merece ser lido. Há quem leu em menos de 1 dia e meio.

Veja o que fala esse vídeo abaixo sobre a obra:



Nenhum comentário:

Se você se interessar tem um curso que pode ajudá-lo a obter 100.000 seguidores no Instagram